O que podemos aprender com a escolha de uma melancia?
Admiro as pessoas que têm inteligência naturalista desenvolvida. Mesmo porque há uma lei universal muito poderosa: existe tempo de plantar e de colher.
Acontece da mesma forma com a melhora da maturidade emocional de algumas pessoas. Por mais pressa que possam ter, o processo não será acelerado por isso.
Quem nunca teve dificuldade em saber se uma melancia está madura e bem doce?
Eis um caso típico, em que as aparências podem enganar.
Dicas para não errar mais:
O som dela precisa ser oco.
Quanto mais opaca, melhor.
Procure as manchadas. As manchas indicam que o sabor da melancia é mais intenso e mais doce.
Melancias grandes e ovais são machos; pequenas e redondas, fêmeas. As fêmeas são as mais doces (hehehe).
As manchas amarelas demonstram que a melancia ficou mais tempo no chão e que, portanto, tende a ser mais doce, por ter tido maior exposição ao sol.
Mas, o que é maturidade emocional?
Da mesma forma que a gente diz que uma fruta está madura quando está no ponto ideal para servir de alimento, também se diz que uma pessoa é madura quando ela lida melhor com os desafios da vida e das relações, equilibrando o pensar, o sentir e o agir.
Você aumenta a maturidade quando aprende com os erros, e assim eleva o seu nível de consciência emocional. Sabe dar nome às emoções que está sentindo; escolhe com sabedoria quando discutir e quando relevar. Há influência menor dos outros em seu estado de espírito, e toma decisões com maior autonomia e assertividade.
Algumas pessoas têm manchas na pele, mas uma riqueza interior inestimável. E você, já se surpreendeu positivamente com alguém que tinha “manchas na pele”?