Há diferentes escolas que apresentam diferentes benefícios do Eneagrama, cada uma dando maior ênfase a algum aspecto dele.
Algumas darão maior ênfase ao aspecto espiritual, outras aos negócios ou às equipes. Além disso, alguns profissionais fazem ligação do Eneagrama com a neurociência, constelação familiar ou PNL. Outros, ainda, focam na carreira, em vendas ou liderança.
O bonito disso é que traz maior pluralidade e amplitude ao tema. O lado negativo é que pode limitar a grandiosidade do eneagrama a apenas uma faceta dele, ou ainda, reduzir a abordagem à visão de mundo do facilitador ou do idealizar da escola.
É comum as pessoas que participam de algum grupo se surpreenderem com a abrangência do tema:
“Achei que o eneagrama fosse para colocar a pessoa certa no lugar certo e acabei lembrando de meus filhos.”
“Vim aqui por indicação de minha esposa, que investe bastante em autoconhecimento, e lembrei de inúmeras decisões que tomei na carreira.”
“Achei que era para saber como as pessoas são, e percebi que é uma ferramenta muito clara e precisa de autoconhecimento e transformação.”
“Queria saber como lidar com as diferentes personalidades de minha equipe e vi muito claramente qual o meu estilo de liderança e suas consequências.
Em minha abordagem, me mantenho menos focado em uma determinada linha, e mais em ajudar gente a entender de gente. Em vez de entrar na discussão se o correto é usar o termo “traço principal”, “tipo” ou “eneatipo” para descrever os 9 perfis que compõem o Eneagrama, percebi que o que todos querem, mesmo, é maior autoconhecimento e lucidez para realizar os seus sonhos, desejos e superar os desafios. Ou seja, entender de gente.
Para exemplificar, imagine que uma das emoções que compõem o Eneagrama é a vaidade. Como você lida com o tema? Você é aquela pessoa que não sai de casa sem se arrumar, ou não dá tanta bola assim para isso?
É sensível à opinião dos outros, e faz muita coisa para sair bem na foto?
Consegue dizer sim para você, e não para os outros?
Tem maior necessidade em se destacar? Consegue vender bem a sua imagem (marketing pessoal)?
Onde isso ajuda ou limita você?
Como usar o próprio estilo a seu favor?
O que fazer para aumentar a consciência sobre isso?
Como é a hierarquia de suas emoções?
Como fica a relação com os outros pontos do Eneagrama?
Você percebe que o importante, mesmo, é ir além do aspecto conceitual (características do tipo 1, características do tipo 2, etc.) para ver, na prática, o que realmente é essencial para você dar atenção no momento?
Nós precisamos respeitar e entender os diferentes prismas de cada profissional; afinal, cada um irá contribuir de uma forma diferente – lembre-se de que não há ninguém no mundo com a mesma impressão digital.
Da mesma forma, para quem está conhecendo o Eneagrama agora, é necessário escolher sabiamente uma linha de atuação de alguém, a fim de saber mais ou menos a ênfase que será dada ao tema. Nessa situação, o aprendizado é aprimorado.
Acredito que muitas pessoas querem avançar na gestão das emoções. Por isso, respeito todos os profissionais que trabalham com a nobre, forte e original ferramenta Eneagrama e estão dando a sua contribuição.
Considero muito importante ter embasamento teórico e uma linha de atuação a seguir, da mesma forma que para um curso ser mais fluido e intuitivo é necessário não somente rigidez das questões conceituais, mas também maior interação para falarmos sobre os desafios e curiosidades de cada um dos presentes.
Uma boa gestão das emoções nos possibilita influenciar positivamente as pessoas e a melhoria substancial de nossa saúde. Nossas famílias, empresas e comunidade em geral precisam disso.
#eneagrama #entenderdegente